Código: | AF16 | ||||||||||||||||||||||||||
Sigla: | AFD | ||||||||||||||||||||||||||
Secção/Departamento: | Ciências e Tecnologias | ||||||||||||||||||||||||||
Semestre/Trimestre: | 1º Semestre | ||||||||||||||||||||||||||
Cursos: |
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Nº de semanas letivas: | 15 | ||||||||||||||||||||||||||
Carga horária: |
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Responsável: |
Mário André da Cunha Espada |
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Corpo docente: |
Ricardo André Monteiro Robalo |
Português/Inglês
1. Conhecer os benefícios da prática de atividades físicas e desportivas para a saúde.
2. Conhecer os pressupostos teóricos e as bases metodológicas da intervenção no âmbito da Animação Desportiva.
3. Conhecer métodos e técnicas intervenção relacionados com a programação, a organização e a implementação de atividades físicas e desportivas em diferentes contextos de prática.
1. Benefícios da prática de atividades físicas e desportivas para a saúde, condição física e bem-estar.
2. Fundamentos teóricos da intervenção no âmbito da Animação Desportiva.
3. Contextualização e objetivos da intervenção relacionada com a prática de atividades.
4. Bases metodológicas para a intervenção no âmbito das atividades físicas e desportivas.
5. Desenvolvimento prático de atividades físicas e desportivas em diferentes contextos de intervenção.
Pretende-se que o estudante: manifeste, no tratamento dos temas que cruzam a atividade física, o dispêndio energético com o desporto, objetividade e uma atitude de estudo metódica e sistemática, facilitadora à aquisição e aplicação de conhecimentos.
A abordagem de conteúdos programáticos assenta em duas partes: uma parte destinada a estudos teóricos e uma outra parte destinada à aplicação da teoria.
Para os estudos práticos os métodos de trabalho são diversificados e em função dos objetivos de cada aula. Os mais frequentemente realizados, pelos estudantes, são a apresentação de temas, os painéis de discussão, o trabalho individual e/ou de pequeno grupo, a elaboração de fichas de síntese e de reflexão sobre a teoria e o trabalho de Projeto.
A avaliação é contínua e os estudantes nela integrados estão sujeitos, no decorrer do processo, à realização de pequenos trabalhos práticos de reflexão e/ou de aprofundamento do estudo realizado, bem como a situações pontuais de questionamento.
Dá-se especial importância às metodologias interativas, o ensino pela descoberta, envolvendo os estudantes no processo de ensino-aprendizagem, centrado numa abordagem dos conceitos teóricos referenciados pela investigação científica e sua aplicação a situações práticas.
Avaliação e classificação
A avaliação da unidade curricular assenta no regime de avaliação contínua, que se consubstancia em momentos de processo e de produto. Constituem valências da avaliação contínua:
Ao nível do processo (55%)
- Atitudes, valores e empenho – 10%
- Trabalho de projeto - 45%
Ao nível do produto (45%)
- Prova escrita de conhecimentos e/ou Preparação e Concretização de uma sessão de Atividade Desportiva - 45%.
Para efeitos de atribuição da classificação final, poderá o docente estipular, se achar necessário para uma melhor clarificação do processo de avaliação, a discussão oral de qualquer uma das produções desenvolvidas pelos estudantes.
Regime de assiduidade:
a) esteja presente em 80% das aulas e participe na discussão das questões em análise, bem como na realização dos trabalhos propostos.
b) leia a bibliografia de apoio e esteja preparado para analisar e discutir os temas apresentados.
c) realize as tarefas e os trabalhos programados, evidenciando com clareza e rigor a apropriação dos conhecimentos sobre a matéria.
Chodzko-Zajko, W.J., Proctor, D.N. et al.;Exercise and Physical Activity for Older Adults, Medicine and Science in Sport and Exercise, 2009 |
Gallahue, D., Ozmun, J. & Goodway, J.;Understanding Motor Development Infants, children, adolescent and adults, McGraw-Hill, 2012 |
Morales, P.A.G.;“Animación y Dinámica de Grupos Deportivos. Manual para la Enseñanza y Animación”., Wanceulen, 2003 |
Sarmento, P.;Pedagogia do Desporto e Observação, FMH, 2004 |
Os estudantes com estatutos especiais, que não possam estar presentes nas sessões previstas, devem dar conhecimento deste estatuto ao docente nos primeiros quinze dias de aulas, sendo definido um plano de trabalho a desenvolver e critérios de avaliação adaptados, em função das possibilidades e condições particulares de frequência dos alunos implicados, de forma a permitir o acompanhamento de aulas e a respetiva avaliação contínua.
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